domingo, 25 de agosto de 2013

Depill Hall e Clinica Equilíbrio realizaram neste sábado um coquetel para seus amigos e clientes Sobre Fotodepilação, Bronzeamento a jato e drenagem.


Neste sábado dia 24/08 a Depill Hall e a Clinica Equilibrio realizaram um coquetel para amigos e clientes que se preocupam com a beleza e bem estar.

A Depill Hall representada pela proprietária Aline Gomes, atua na prestação de serviços de Depilação Definitiva indolor Unissex através do mais novo método utilizado hoje no mercado, a Fotodepilação.É um tratamento para eliminação dos pelos de baixo custo comparado com métodos similares como a depilação a Laser, a Depill Hall também trabalha com o que há de mais tecnológico no mercado se tratando de Bronzeamento a jato.Seu produto é importado(EUA) e seca em apenas 10 minutos trazendo um bronzeado perfeito e duradouro.

A Empresa está localizada na Av. Albuquerque Lins, 255 Boulevard Pontal nos telefones 3643-1458 ou 9188-9131, com atendimento de seg. a Sab , todos os detalhes também estão disponíveis pelo site: WWW.depillhall.com.br. A avaliação para Fotodepilação é gratuita, é só agendar
 
A Clinica Equilibrio se trata de uma clinica multi disciplinar lidera por pessoas empreendedoras que visam acrescer sempre mais aos seus clientes.
A Drºa Thais Rodrigues H. Melo formada em Fisioterapia também proprietária da clinica junto com seu esposo Rodrigo Monteiro, palestrou para os convidados sobre a importância e riscos da drenagem linfática e serviços da área da estética oferecidos pela clinica como: bambu terapia, pedras quentes, vinho terapia, dentre outros.
A Clinica Equilibrio está localizada na Av. Fortunato Moreira, 268, tel: 3522-2003, atendimento de seg a sexta.
Mais informações acesse o site: WWW.clinicaequilibrio.med.br


O coquetel contou com a presença de amigos, clientes e familiares os quais foram presenteados com diversos brindes, todos os convidados ganharam um convite para participar do grande evento promovido pela academia Body Health, lançamento do Zumba, foi sorteado entre os convidados 50% de Desconto na mensalidade da Acadêmia Du Serrano e 6 modalidade de dança (Jazz, salão, dança do ventre, Hip-Hop,etc) cortesias oferecidas pela Academia parceira Performance.







A Clinica Equilibrio está promovendo a semana da saúde, por isso todos os convidados receberam Actimel 







sexta-feira, 23 de agosto de 2013

VILÕES DA ALIMENTAÇÃO

 Cerca de R$ 488 milhões foram gastos em 2011 pelo SUS com tratamento de obesidade e doenças relacionadas, mostrou uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde. Poderíamos centralizar este valor em outras áreas se a prática de hábitos saudáveis fosse mantida pelas nossas gerações. Mas novos produtos vem sendo lançados no mercado iludindo seus clientes com falsa ideologia de produtos "saudáveis". A dica de especialistas é ficar de olho em rótulos. Um exemplo típico é a barrinha de cereal, opção para toda hora que parece saudável, mas nem tanto.


O brasileiro está  com alto índice de obesidade e seus níveis vêm aumentando por três razões principais: sedentarismo, excesso de tempo de trabalho e má alimentação. 
 
Com o nome barrinha de cereal esperamos que o ingrediente principal seja o cereal, fonte de fibras. Mas é só pesquisar os rótulos.Sem exceção de marcas o xarope de glicose vem estampado na frente da lista —A nutricionista Bia chefe da enfermaria de cirurgia plástica da Santa Casa da Misericórdia do Rio e autora do livro “Comer para Emagrecer” lista destes falsos produtos industrializados com rótulos light ou diet:
 As pessoas acham que podem consumir à vontade doces, biscoitinhos naturais, sorvetes com estes rótulos. Eles parecem inofensivos, mas não é porque é light que pode comer muito.
 
Adoçantes e absorção de energia
Especialista em nutrição clínica e estética, Lucianna Jardim explica que estes produtos são carregados de adoçante, que acelera a absorção de energia.
—Numa refeição com refrigerante zero, o indivíduo pode estar evitando a caloria da bebida, mas o produto ativará o intestino a absorver mais calorias da refeição — explica Lucianna, que ainda afirma que eles podem ser tóxicos ao organismo. — Na década de 1980, quando o aspartame foi liberado, não havia esse consumo exagerado de hoje. Boa parte dos produtos light e diet tem adoçante na fórmula. Há inclusive estudos não conclusivos relacionando adoçantes ao risco de câncer.
 
O famoso frozen iogurt também entraria na lista, segundo Lucianna:
— É melhor do que sorvete, porque há marcas com probióticos, o que é bom para o intestino. Mas um pote pequeno tem 20g de carboidratos e poucos nutrientes.
Segundo as nutricionistas, uma alimentação menos industrializada, apesar de mais calórica, pode ser melhor, pois é mais nutritiva e saudável.
 
— O açaí é super calórico (200g gramas dele puro tem 130 calorias. Adicionando guaraná e outros, passa de 500 calorias), mas é benéfico porque tem antioxidantes — exemplifica Bia.
Os melhores exemplos dos calóricos do bem são as oleaginosas: castanhas em geral, nozes e macadâmias têm cerca de 800 calorias a cada 100g, mas são fonte de fibras e gorduras monoinsaturadas, boas para regulação dos hormônios, redução do abdômen e proteção cardiovascular. Salmão e azeite de oliva entram nesta lista.
 
Açúcar, o vilão da obesidade
O pediatra americano Robert Lustig vem causando polêmica ao defender que o consumo de açúcar é pior do que de gordura no que se refere à epidemia global de obesidade, um raciocínio oposto ao que é defendido hoje. Autor do livro “Fat Chance: The Bitter Truth About Sugar” (A vez da gordura: a verdade amarga sobre o açúcar, em tradução livre), ele compara o açúcar a drogas como cocaína e heroína, por ser tóxico e viciante. Os rios de refrigerante consumidos por jovens teriam mais a ver com a obesidade do que as montanhas de hambúrgueres, porque, ele diz, o açúcar eleva os níveis de insulina, que leva ao acúmulo de células de gordura.
 
— Precisamos “desadoçar” nossas vidas, tornar o açúcar um prazer, não uma dieta — disse Lustig ao jornal britânico “The Guardian”.
  
— Há dez anos a Anvisa criou a norma, mas não tem como fiscalizar. Então há empresas que a descumprem.
Não bastasse isso, um estudo divulgado na “Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics” mostrou que consumidores calculam mal o conteúdo nutricional dos produtos que têm duas ou mais porções por embalagem, mas são consumidos de uma vez.
 
— A embalagem dá o valor nutricional de cinco amendoins, mas ninguém come só isso — afirma Luciana, que também aconselha checarmos a quantidade de sódio dos produtos.
Ano passado, a Anvisa obrigou indústrias a reduzir o sal, além de tornar mais rígidas as regras para termos como “light”, “baixo”, “rico” e “não contém”.
 
Comer até o extremo
O que aconteceria se ingeríssemos, literalmente, toda a comida que o estômago pode suportar? Apesar de ser quase impossível, a revista “New Scientist” lembrou de um caso de 1891, no qual um homem de 52 anos, de Estocolmo, na Suécia, morreu por superlotar o estômago até o ponto de estourar.
 
Normalmente, o corpo emite uma série de reflexos protetores para evitar um excesso como este. Quando o balão do estômago passa de um determinado ponto, seja para acomodar um jantar de feriado ou beber mais cerveja, os receptores da parede do órgão mandam sinais ao cérebro, que, por sua vez, entende que o indivíduo está mais do que satisfeito e que é hora de parar.
— Muitas pessoas, assim como eu, de vez em quando, comem até ultrapassar este ponto — afirmou o gastroenterologista Mike Jones, da Universidade de Virginia Commonwealth, em Richmond. — Mas os sinais crescem cada vez mais: há dor, náusea e regurgitação. Um estômago saudável vai se esvaziar sozinho antes de atingir a ruptura.
 
A menos que por algum motivo ele não possa fazê-lo. O homem de Estocolmo tinha ingerido uma grande quantidade de pílulas de ópio antes de todo este processo. O professor de medicina, Algot Key-Aberg, que realizou a autópsia do indivíduo, intrigado com o caso, passou a realizar novas experiências com cadáveres, 30 no total. O professor descobriu que, em média, a ruptura ocorria depois da ingestão de três ou quatro litros. Se colocado sem forçar o órgão, chegava a seis ou sete litros.
 
Em 1984, outro caso chocante: uma mulher chegou à emergência do Hospital Royal Liverpool, no Reino Unido, com quase nove quilos de comida. Ela morreu em seguida, não se sabe como. Pesquisas mais recentes mostraram que quanto mais se come, mais é possível comer. Ou seja, é possível estender o limite do estômago, o que ocorre, por exemplo, com obesos.
 
Grupos de alimentos
Os vilões
Engordam e não têm nenhum valor nutritivo. Poderiam ser retirados da dieta. No topo da lista, estão os salgadinhos industrializados, biscoitos doces, bebidas alcoólicas, e refrigerantes. Pães de farinha de trigo refinada poderiam ser substituídos pelos integrais, absorvidos mais lentamente, engordando menos. A gordura saturada da carne vermelha também é maléfica, melhor não passar de duas porções por semana e evitar a gordura da picanha, torresmo e bacon.
 
Engordam, mas fazem bem
Não é para abusar. Mas os chocolates com mais de 80% de cacau são ricos em flavonoides, benéficos para o coração, e fonte de energia. O açaí tem propriedades antioxidantes. As castanhas e as frutas secas têm uma série de benefícios, entre eles, para o coração. O suco de laranja e de uva (de garrafa) são calóricos, mas compensam em nutrientes.
 
Os falsos inocentes
Muitas das barrinhas de cereais têm, no fim das contas, pouco cereal e muito açúcar. Sucos industrializados também. Os produtos diet e light são compostos de adoçante, que aumenta absorção de calorias, e outros produtos químicos.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Dicas para eliminar olheiras

  Ao contrário do que dizem, os corretivos não são a única solução para as incômodas marcas. Elas surgem devido a diversos motivos, dentre eles estão a alta concentração de melanina ou em decorrência do congestionamento dos vasos capilares da região em torno dos olhos. E alguns fatores, como cansaço, alergia, envelhecimento, excesso de sol e noites maldormidas agravam o problema. Mas os tratamentos existem, sim, e são mais eficazes do que se imagina. Compressas caseiras, cosméticos e até mesmo soluções mais radicais, como injeções com substâncias químicas, laser e cirurgia plástica. 
Uma dessas alternativas será capaz de suavizar o seu problema. Mas antes é preciso identificar a causa. 



Existem muitos fatores que podem estar contribuindo para o surgimento das olheiras, são eles:
- Cigarro;
- Doença;
- Desidratação;
- Má alimentação;
- Exposição excessiva ao sol;
- Excesso no uso da maquiagem
- Cansaço, por não dormir o suficiente;
- Genética, que infelizmente é a principal causa da maioria das pessoas. 

Com base nos fatores acima relacionados, vamos te ajudar a encontrar o motivo das suas olheiras e tentar corrigí-los.
dicas-de-beleza-olheiras-1Cigarro: Se você fuma e não está contente com estas bolsas abaixo dos seus olhos, você terá de escolher entre o cigarro e o seu bem estar, seja inteligente e pare de fumar;
dicas-de-beleza-olheiras-5Desidratação e Má alimentação: Ingerir bastante água e se alimentar bem são fundamentais não só para ter uma vida saudável mas também para diminuir o inchaço das suas olheiras. Os alimentos ideais que contribuem para o desinchaço são os ricos em vitamina K (leite, aveia, fígado de boi, alface, couve, brócolis, espinafre, entre outros);
Exposição excessiva ao sol: tente evitar muita exposição ao sol. E também aplique um dicas-de-beleza-olheiras-4filtro solar todos os dias específico para o seu tipo de pele. E se suas olheiras são bem escuras, existem filtro solares no mercado específicos para a região dos olhos.
Excesso do uso da Maquiagem: quando você se maquiar, não aplique muito pó compacto e iluminador, isso irá sobrecarregar a sua pele e após o seu evento, quando chegar em casa, tire toda a maquiagem e limpe a sua pele antes de dormir;
dicas-de-beleza-olheiras-3
Cansaço por não dormir o suficiente: não basta dormir bem em apenas 1 noite ou lá de vez em quando, você deve criar uma rotina para que você consiga dormir cedo, sabendo que o ideal é dormir de 7 a 8 horas por dia;


Doença e genética: são dois fatores que realmente não temos muito no que te ajudar, porque dependendo da doença, a aparência fica prejudicada mesmo. E quanto a genética não terá solução, já que você herdou isso de alguém da sua família.
Mas não desistam, existem algumas dicas caseiras que podem te ajudar na diminuição do inchaço.

Dicas para amenizar
 Compressa com chá de camomila gelado: com efeito calmante junto com a temperatura gelada do chá farão os vasos sanguíneos se contraírem e ajudarão na aparência dos olhos. Faça a compressa (com algodão ou sachê do chá) e deixe-a agir por pelo menos 15 minutos nos olhos.dicas-de-beleza-olheiras-10









sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Bronzeamento a jato

Bronzeamento a jato
Meninas, o verão esta vindo ai, e para as adeptas aquela corzinha sem muito esforço, o ideal é o bronzeamento a jato. Nada melhor do que desfilar com aquela corzinha do verão né?!
Para conseguir um corpo moreno de uma hora para outra, a alternativa agora é o bronzeamento a jato. Essa febre mundial tem adeptas algumas estrelas de Hollywood como Sandra Bullock, Jennifer Aniston, Pamela Anderson e Charlize Theron que começaram a aparecer em pleno inverno com um bronzeado. E o melhor de tudo é que não causa nenhum dano a sua pele!
Como funciona: Aprovado pelos dermatologistas, o bronzeamento a jato é ideal para para manter a pele dourada por longos períodos sem correr os riscos da exposição direta e freqüente ao sol.


Como funciona?
O sistema de bronzeamento a jato  utiliza produtos com os mesmos princípios ativos dos autobronzeadores: o DHA (abreviatura do composto químico diidroxiacetona, um açúcar que reage com as células da superfície da pele, oxidando-as e produzindo uma substância amarronzada, a melanoidina) e a eritrulose (outro derivado do açúcar que age da mesma maneira, mas dá uma tonalidade mais natural à pele).  No bronzeamento a jato mais comum, o cosmético bronzeador é colocado em uma pistola de ar comprimido, o aerógrafo. Cabe à profissional, a aplicação milimétrica em cada centímetro do corpo e do rosto. O surgimento de manchas é raro e a cor, que dura até dez dias, fica muito próxima da conseguida com o bronzeamento natural’
O passo a passo
É super simples. Primeiramente a pele deve estar bem esfoliada e não deve estar com nenhum creme ou maquiagem. A aplicação demora em torno de 20 minutos e a secagem inicial em torno de 30 minutos. Após esse tempo usar roupas soltas, vestidos, chinelos e esperar 4 horas para tomar banho. Nesse período evitar atividades que provoque sudorese. Após essas quatro horas pode tomar sol usar roupas justas e mostrar aquela marquinha.
OUTRA DICA É O BANHO DE LUA, 
Aprenda passo a passo a fazer em casa:

1º passo: esfoliação

Misture 3 col. (sopa) de mel + 2 col. (sopa) de aveia em flocos + 3/4 de xíc. (chá) de leite de soja. Com o corpo molhado, aplique nas regiões que vão receber o descolorante dos fios: pernas, bumbum, barriga e braços, fazendo movimentos ascendentes e vigorosos. Deixe agir por cinco minutos e enxágue. “Esse estímulo, associado às vitaminas do mel, da aveia e do leite, renova as células, nutre a pele e ativa a circulação”, explica Roseli. 

2º passo: loção calmante

Faça uma infusão bem forte com seis saches de chá verde e 2 xíc. (chá) de água.
Deixe esfriar um pouco e borrife em todo o corpo. Aguarde alguns minutos para que a pele seque naturalmente.

3º passo: hidratante

Misture 5 col. (sopa) de mel de abelha puro com 6 gotas de óleo de gergelim. Aplique em todo o corpo usando um pincel e massageando suavemente. Deixe agir por 10 minutos. Remova o excesso com uma ducha morna. Se preferir, dissolva o mel com o óleo de gergelim em 1 xíc. (chá) de chá verde para que o hidratante fique mais fluido e fácil de aplicar.

4º passo: aplicação do clareador

Com a pele seca, aplique o descolorante* nas pernas, no bumbum, na barriga, na região lombar e nos braços. Se preferir (para evitar ardor ou coceira) dissolva-o em leite. Após o tempo de pausa para que os pelinhos cheguem ao tom desejado (em média, 15 minutos), remova completamente o descolorante com água morna.

* O kit clareador com pó descolorante, água oxigenada, espátula de aplicação e tigela para misturar os produtos você encontra em farmácias ou nos supermercados. É importante fazer o teste de reação alérgica (indicado na embalagem).

5º passo: hidratação final

Bata no liquidificador 2 copos de água mineral com 6 gotas de óleo de gergelim e 1 maço de hortelã e coe. Aplique em todo o corpo massageando suavemente. Retire com água morna. “O hortelã refresca a pele e ajuda a inibir possíveis irritações, já o gergelim é um poderoso hidratante e antioxidante natural, ótimo para deixar a pele extremamente macia e iluminada”, diz Roseli.

O efeito “pelos dourados” costuma durar um mês, mas isso depende da velocidade de crescimento dos pelinhos. Capriche na hidratação e repita as receitas sempre que sentir a pele áspera e sem brilho.


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Lazer ou Luz Pulsada

Hoje não só as mulheres mas também os homens buscam métodos para eliminar os pelos indesejados. Muitos métodos dolorosos são testados e utilizados. Alguns, praticamente torturantes; outros, mais suaves. Mas nada representou tão bem o avanço para a remoção de pelos quanto a descoberta do uso do Laser ou Luz Intensa Pulsada (fotodepilação)

Nessa luta para dar um adeus definitivo aos pelos do corpo que não interessam, qual o melhor método? Qual o melhor equipamento: a Luz Pulsada ou a depilação a Laser? Bom, primeiro, vamos defini-los: para atingir seu objetivo, o Laser usa apenas uma cor e tamanho da luz,ou seja monocromático conhecido como comprimento de onda. Já a Luz Intensa Pulsada, como é mais conhecida, usa vários comprimentos de onda, ou seja, cores da luz policromatica, próximas e parecidas.

Mas o que realmente interessa e que é uma pergunta frequente feita pelos pacientes é:qual dos dois funciona melhor e dói menos? Tanto a fotodepilação como a Laser se baseiam em Luz para destruição da raiz do pelo, porém a Fotodepilação se trata de um método mais moderno, onde o laser é direcionado para a melanina do pelo atingindo até a terceira camada da pele, ou seja é superficial e seletivo atinge somente o pelo e não a camada nervosa da pele eliminando a sensação de dor.


Quem pode fazer fotodepilação?

A Luz Pulsada Intensa está recomendada para todos os foto-tipos de pele desde as peles mais claras às mais escuras, exceto fototipo VI (pele negra). Há que ter em conta que para os pacientes com uma pele escura ou bronzeada, o tratamento pode ser um pouco mais doloroso devido a uma concentração mais alta da melanina na pele.

Quem não pode fazer fotodepilação?

  • Pessoas que estão a fazer quimioterapia ou radioterapia;
  •  Quem toma  medicação foto sensibilizante;
  • Mulheres grávidas ou em período de aleitamento;
  • Pessoas com peles negras fototipo VI
  •  Pessoas com próteses metálicas no corpo;
  • Quem esteja com  he rpes labial activo;
  • Alguém com doença grave, como: diabetes, epilepsia,   lúpus, doenças cardiovasculares, com  feridas abertas ou em fase de cicatrização;
  • Quem tenha estado  exposto ao sol duas semanas que precedem ao tratamento;  

Duvidas frequentes


O que é Fotodepilação?

É o Método não invasivo de remoção de pelos através da utilização de uma luz policromática com vários cumprimentos de onda. O sistema emite ondas de luz que são absorvidas pela melanina dos pêlos transformando-se em calor e danificando as células germinativas responsáveis pelo seu crescimento, acabando com eles em poucas sessões.
Atualmente no mercado existem 2 técnicas: Luz Pulsada Intensa (IPL) e depilação a laser, a principal diferença entre ambos é que a fotodepilação garante efetividade,  menor preço e método indolor além de resultados duradouros.
O Equipamento de Fotodepilação da Depill Hall tem registro na ANVISA e é detentor de uma tecnologia de última geração cuja finalidade é direcionar o calor somente ao folículo piloso oferecendo uma sensação de conforto á pele.



É perigoso utilizar a Fotodepilação a Luz Pulsada?

Esta tecnologia está foi testada, e aprovada pela FDA (Food and Drug Administration dos EUA). Existem eventuais contra-indicações, que no ato da avaliação serão informadas. Este sistema, por utilizar um tipo especifico de frequências, atinge temperaturas mais baixas (70ºC) comparado ao laser (300ºC), eliminando o risco de queimaduras ou de pigmentação, mantendo a eficácia dos resultados.

·       Quantas sessões necessito?

Nos tratamentos de fotodepilação os resultados são visíveis desde o primeiro tratamento, mas os resultados definitivos dependerá de vários fatores dentre eles: fototipo da pele, área a ser tratada, características do pelo, sexo, idade, estado hormonal do cliente assim como a cor do pelo, quanto mais escuro for, mais clara for a pele mais rapidamente os resultados serão vistos, pois a luz pulsada é atraída pela melanina, que é o pigmento que dá a coloração à pele e aos pelos. Assim quanto mais melanina houver no pelo e menos na pele mais eficaz será o tratamento.

Como decorre uma sessão de fotodepilação?

A técnica consiste em aparar os pelos da área a tratar cerca de três dias antes da sessão, sendo através de lamina de barbear ou maquinas de aparar pelos, delimita-se a área a tratar, protege áreas pigmentadas, determina parâmetros de trabalho e realizada disparos de luz pulsada. A técnica respeitara todas as condições de higiene e proteção através de luvas e mascaras descartáveis além de  óculos (também para o cliente).Não deve utilizar métodos de remoção da raiz do pelo durante o tratamento com fotodepilação.

Qual a duração de cada sessão?

A duração da sessão depende da área a ser tratada, pode variar de 10min (ex. axilas) a 40 min (ex.perna inteira).

Quanto tempo decorrerá entre uma sessão e a seguinte?

As primeiras sessões terão espaçamento menor sendo o mínimo de 15 dias, e as ultimas podendo se estender até 45 dias de forma a permitir que os pelos eliminados voltem a aparecer.O Tratamento pode ter efeito secundário?Os efeitos secundários podem ser:
        
  • Avermelhamento na zona tratada que desaparece em poucas horas
  •   Dano a textura da pele
  •   Mudança de pigmentação
  •  Cicatrização anormal
 O pelo é eliminado na hora?


   Não, após a sessão o pelo é expelido naturalmente em 2 e 3 dias, e você poderá notar através da queda.

A Fotodepilação é dolorosa?

A fotodepilação vem cada dia mais conquistando o mercado da beleza devido ao sua eficiencia nos resultados de forma indolor.
Ao contrário de certos tratamentos com laser em que se sente um desconforto que pode ser doloroso, no caso da luz pulsada apenas existe uma impressão de calor. A intensidade dessa sensação vai depender mais uma vez da sensibilidade individual.

Que cuidados são necessários ter após a fotodepilação?

Embora este tratamento não provoque uma sensibilização da pele tão acentuada quanto o laser (as temperaturas são menores), deverá ter cuidado na exposição solar e proteger a pele tratada com um protetor solar mesmo no inverno. Durante todo o tratamento, utilizar produtos como desodorante sem alcool no caso de fotodepilação nas axilas, evitar exercício físico nos três dias seguintes a sessão, e evitar alimentos que causam ruborização como pimentas e utilizar cremes hidratantes na área no caso de ressecamento.































Tudo sobre Fotodepilação

Como surgiu?

A remoção de pelos através da  fotodepilação ou Luz Intensa Pulsada como é conhecida (IPL) ainda é uma aplicação recente. Os primeiros ensaios foram feitos com a máquina Q-Switched Rubi laser (690nm), decorria o ano de 1995.

Desde 1995 que uma série de sistemas de depilação definitiva têm sido adaptadas para o processo de fotodepilação com vários graus de sucesso. Atualmente,a fotodepilação vem ganhando espaço no mercado e se tornando o método de tratamento preferido de remoção de pelos por se tratar de um método indolor, de baixo custo e com resultados visíveis já na primeira sessão.