quarta-feira, 25 de junho de 2014

Cromoterapia- As cores podem ajuda-lo

História

Acredita-se que a Cromoterapia tenha tido origem na Ayurveda, uma especialidade médica praticada na Índia há milhares de anos e que associava a cor aos “chakras” – os 7 pontos espirituais do corpo, localizados ao longo da coluna. 
Os fortes efeitos das cores já são conhecidos e estudados há milhares de anos por civilizações muito antigas, como as do Egito, Índia, Grécia ou China. Terão sido os hindus os primeiros a realizar experiências com luzes coloridas, tendo descoberto as suas propriedades: dar energia, provocar o desejo de fazer coisas e, inclusive, facultar a força física necessária para as efetuar, daí que a Cromoterapia se baseie no princípio físico de que as cores são luz e esta é energia – a potência das cores atua no corpo, proporcionando bem-estar e estimulando-o.
Cada “chakra” corresponde a um órgão e cada órgão a uma cor e, em caso de desequilíbrio ou doença, crê-se que se deva expor o “chakra” afectado à sua cor dominante para que a saúde e bem-estar do paciente retomem à normalidade.
BASE CIENTÍFICA
Para você conseguir entender melhor como uma luzinha colorida pode alterar o seu estado de saúde torna-se válida essa explicação de como a energia luminosa altera o estado da matéria. Vamos voltar para a escola?
Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Toda matéria é composta de átomos, que são a menor porção da matéria. O átomo é composto por uma parte central (núcleo), onde são encontradas duas partículas: o próton (de carga elétrica positiva) e o nêutron ( de carga elétrica neutra). Ao redor do núcleo giram em altíssima velocidade as partículas chamadas elétrons (de carga elétrica negativa). Os átomos ligam-se uns aos outros até formarem uma matéria sólida.
A ciência descobriu que, assim como tudo que existe, os tecidos do nosso corpo são compostos por partícula de energia, sendo então energia. O átomo possui 7 níveis ou 7 camadas, onde os elétrons se encontram aprisionados. Porém, se o átomo for energizado, seja através de calor, luz, etc, os elétrons absorvem essa energia e "pulam" para níveis mais afastados do núcleo.Em um curto espaço de tempo, os elétrons retornam ao nível de onde saíram,mas aí já liberam ou devolvem a energia que absorveram em forma de luz. Esse facho de luz chama-se Fóton ou Quanta de Luz.
Por exemplo: Quando ligamos o interruptor de luz em nossa casa a mola existente dentro da lâmpada (em geral de tungstênio) é composta por átomos. Ao ligarmos o interruptor este energiza os elétrons, que absorvem a energia e pulam para níveis afastados e, ao retornarem, liberam a luz. A luz que você vê na lâmpada é composta por pequeninos fachos de luz liberados por cada elétron.
Albert Einstein descobriu a relação entre matéria e energia, definindo que "Matéria é energia em estado condensado, e energia é matéria em estado luminoso". Onde queremos chegar? Bem, as células são compostas por átomos, também são matéria/energia e reagem às cores mediante a descarga de hormônios.
Mas, por que essa explicação agora? Porque o nosso corpo é igualmente composto de átomos,células, e, ao utilizar as cores,estas iluminam os elétrons que absorvem a energia luminosa, ocorrendo alteração da matéria. A partir do momento em que os elétrons da luz colorida são absorvidos, os doentes são expulsos. Pense na Fotossíntese, em que células especiais nas folhas dos vegetais absorvem a energia luminosa do sol e a transformam em energia química, armazenada na molécula de glicose. O que acontece quando você come aquele vegetal? A energia contida na glicose passa para o nosso sistema de energia e nos serve de combustível para os movimentos, bom funcionamento dos órgãos... A luz solar corre por nossas veias e nervos, proporcionando o bom funcionamento do nosso corpo. Assim, acredito, fica mais fácil compreender a atuação das cores no nosso corpo através da Cromoterapia.
O TRATAMENTO
Um corpo não saudável emite vibrações desequilibradas e a cor, através da luz e do ambiente, às vezes na alimentação, atua por meio do sistema nervoso, estimulando a produção de hormônios que controlam o equilíbrio químico e energético do corpo. É uma terapia alternativa que promove um grande bem-estar e, aos poucos, através de entrevistas e acompanhamento, avalia-se os desequilíbrios energéticos existentes. Para tanto, o Cromoterapeuta necessita conhecer bem a história clínica, o estilo de vida, a alimentação do cliente, se concentrar nesses detalhes para captar o estado energético e localizar devidamente o desequilíbrio da cor.
O Cromoterapeuta, em um tratamento à distância, não tem como avaliar as vértebras do cliente, nem irradiar luzes utilizando a Lâmpada de Cromoterapia como em um consultório, onde são aplicada infinitas técnicas de uso das cores. De qualquer forma, é um tratamento que funciona muito bem com recomendação à distância, quando o terapeuta sugere uso de cores nas roupas, na dieta, na decoração da casa ou do escritório, indicação de pedras curativas para aplicação caseira, músicas terapêuticas para relaxamento, água solarizada, exercícios de visualização e relaxamento físico, que podem ser feitos em casa sem qualquer risco para a saúde. As cores utilizadas na cromoterapia são as mesmas do arco-íris: Vermelho, Laranja, Amarelo, verde, azul, Índigo e violeta, acrescentando-se o Rosa que é excelente para as emoções.
O QUE PODE SER TRATADO COM A CROMOTERAPIA?
Resfriados
Bronquite
Anemia
Dores reumáticas
Diarréia
Prisão de ventre
Distúrbios da Menstruação
Perturbações Renais
Distúrbios Sexuais
Inchaço abdominal
Fígado cansado
Vesícula Biliar
Reumatismo
Eczemas
Indigestão
Enxaquecas
Cansaçofísico/mental/emocional
Depressão
Ansiedade
Pânico
Estresse
Angústia
Apatia
Tristeza
Fobias
Insônia
Irritabilidade
Hipertensão
Hemorróidas
Artrite
Artrose
Osteoporose
Dor de dente
Vômito
Tosse
Espasmos
Gripe
Febre
Úlceras
Gastrite
Apendicite
Sinusite
Nevralgias
Zumbidos
Perturbações da visão
Nefrite
Otites
Cistite
Dores ciáticas/lombares
Irritação da pele
Asma

quarta-feira, 5 de março de 2014

Qual o tamanho ideal da cintura para minimizar riscos de problemas cardíacos ?

Você já mediu a sua cintura? Sabe o que pode significar aquela "gordurinha" extra na barriga? 
O tamanho da circunferência abdominal pode significar riscos a sua saúde.
A gordura localizada não se trata apenas de um problema de estética, não adianta apenas pesar na balança para perder peso é preciso entender sobre percentual de gordura.O volume de peso pode variar, uma pessoa pode ter bastante massa magra e ter um peso acima do seu índice, porém não corre riscos de saúde tanto quanto um individuo com alto índice de massa gorda.

Tamanho da cintura: Estudos comprovam que quanto menor a cintura, menor a probabilidade de problemas cardiovasculares 


Qual o problema em ser gordinho(a)?

De acordo com Helena Custódio dona do Blog Sougordinhasim,o problema de ser gordinha é que a moda é voltada apenas para manequins até 40, ou seja só existe roupas bonitas para magros.
Se fast food é frequentado por amantes de comidas gordurosas e pessoas adeptas a grandes quantidades de calorias, sendo na maioria adultos com altos índices de obesidade porque o Mc Donald's coloca cadeiras onde 60% do seu publico não consegue sentar? acentos com capacidade inferior ao tamanho dos seus clientes?
Tudo isso é culpa da SOCIEDADE? talvez.
A sociedade realmente busca padrões de atrizes e modelos e exclui ou ignora o "diferente", mas já existe propagandas e conscientização escolar dizendo "Ser diferente é normal".Mas será que ser acima do peso é só padrão de estética?
Existem pessoas fora do peso que conseguem manter o equilíbrio com a saúde, alimentando-se adequadamente e não conseguindo baixar o seu peso, porém possui uma excelente saúde como bons índices de colesterol, diabetes e outros.
Hoje temos modelos plus size desfilando nas passarelas e trabalhando sua auto-estima o que é muito bom já que a mente acompanha o corpo, se você esta de bem consigo mesma sua saúde também flui de uma melhor maneira.
As pessoas acima do peso devem apenas observar como a sua gordura está sendo espalhada pelo corpo, a concentração em determinadas partes significam graves problemas de saúde.