segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015
O Carnaval é um dos feriados mais aguardados do ano. Muita gente põe o pé na estrada para passar os dias de folia no interior ou na praia e acaba deixando de lado medidas simples de saúde e segurança, como alimentação, consumo de álcool e cuidados para evitar acidentes. Por isso, neste período do ano, o número de acidentes de automóveis aumenta significativamente.
Os abusos na época de Carnaval podem ter sérias consequências para a saúde. Confira algumas orientações do Hospital Samaritano para garantir um Carnaval saudável, seguro e divertido:
1.Se for dirigir, não beba. Se beber, não dirija - A bebida altera, comprovadamente, a visão, noção de distância e reflexos. O álcool atua como um estimulante e provoca sensação de excitação no nosso corpo, além de comprometer sensivelmente as habilidades do motorista.
2.Antes de pegar a estrada, descanse para não dormir ao volante. O perigo é ainda maior quando se dirige em estradas com longas retas ou pouco movimento de veículos. A melhor opção é sempre viajar acompanhado e descansado – desta forma, é possível revezar a direção e conversar também ajuda a espantar o sono.
3.Use sempre equipamentos de proteção – O uso correto do cinto de segurança pode salvar a sua vida. Em caso de colisão, este equipamento retém o corpo do motorista ou passageiro junto ao banco, impedindo que seja projetado para fora do veículo. Mesmo em uma velocidade de apenas 20 km/h, o impacto de uma colisão pode matar em caso de não utilização do cinto. A mesma orientação vale para o capacete ao viajar de moto. Este equipamento não é um acessório! Seu uso é obrigatório e tem como finalidade proteger a cabeça do condutor em caso de impacto com o solo ou outros obstáculos.
4.Cuide da sua alimentação – Durante as festas de Carnaval, a alimentação acaba ficando de lado e problemas como diarréia, vômito e má digestão podem aumentar. Mantenha uma alimentação equilibrada com frutas, verduras e carnes magras. Assim, você fica saudável e não perde nenhum dia de festa.
5.Beba água – Assim como a alimentação, a água acaba sendo esquecida pelos foliões. Segundo médicos e nutricionistas, a ingestão de água e sucos é fundamental para que organismo funcione bem e fique hidratado. Durante o Carnaval, os foliões perdem muito líquido e, com o calor do verão, a desidratação pode ser um problema comum.
6.Não esqueça o protetor solar – O Carnaval acontece em um dos períodos mais quentes do ano. Por isso, é importante tomar alguns cuidados. “Usar protetor solar preserva a nossa pele e evita o envelhecimento precoce”, explica a Dra. Gabriela Casabona, dermatologista do Hospital Samaritano. Segundo a especialista, os foliões que vão se divertir expostos ao sol devem usar protetor com fator a partir de 20. Para evitar queimaduras no rosto, região sensível do corpo, o ideal é usar bonés e viseiras.
7.Cuidado com as frutas cítricas – Além do uso do protetor solar, é importante lembrar que algumas frutas e produtos de beleza podem provocar alergias e manchas na pele. Desta forma, evite manusear alimentos como limão, figo e frutas cítricas, muito utilizadas em bebidas.
8.Use camisinha em todas as relações sexuais - Leve os preservativos no bolso e fique protegido contra doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS, Sífilis, dentre outros.
Assinar:
Postagens (Atom)